Lista de Páginas Estáticas 2
Totalmente Imerso no Mundo da Aquicultura!
quarta-feira, novembro 21, 2012
I EXPOBETTA
Posted by Thamyres Vanessa · 1 Comments in this post
A I EXPOBETTA com slogan - O mundo do aquarismo agora com belos animais que vão dar cor a sua vida - está ocorrendo junto a II Semana de Integração em Ciência, Arte e Tecnologia (II SICAT - 2012) e a I Feira de Saberes e Sabores, que tem como slogan a seguinte frase: "Construindo saberes e valorizando sabores amazônicos." A II SICAT teve seu início no dia 19 de novembro de 2012, ocorrendo até dia 21 de novembro do mesmo ano no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - campus Castanhal, localizado na BR 316, KM 63.
A I EXPOBETTA, organizada por alunos do curso superior de Tecnologia em Aquicultura do IFPA, campus Castanhal, com apoio de professores e do próprio Instituto Federal do Pará, Campus Castanhal, trouxe uma variedade de bettas, tanto para exposição como para venda. O espaço amplo conta com uma ornamentação simples, viva e colorida proporcionada pelos animais. O evento atrai muitas pessoas e as visitas são frequentes, além de que muitos dos que visitam o espaço pouco conhecem o hobbie e pouco sabem sobre bettas.
Diante deste importante evento, a equipe Sob Zona Limnética propôs uma entrevista com um dos integrantes do grupo de alunos responsáveis pela organização da exposição, visto a atitude louvável da equipe e colaboradores e, sua contribuição com o estímulo e com a difusão do hobbie.
Abaixo segue a entrevista:
S.Z.L.: De onde surgiu a ideia de realizar a I EXPOBETTA?
"A nossa ideia veio desde quando nós criávamos bettas, há muito tempo e, eu já havia feito antes uma exposição na escola, no nível fundamental e médio, em aniversário de colégio. Daí eu lembrei, chamei minha equipe de trabalho e sugeri a eles que fizéssemos uma exposição. Aí a gente ficou com essa ideia, mas não tínhamos tomado iniciativa nenhuma e, em uma visita técnica que eu fiz com o professor Cícero, professor que está organizando a II SICAT, ele me falou a respeito das feiras de exposição e eu lembrei sobre aquela ideia e, daí eu sugeri de novo a equipe. A partir daí a gente começou a montar."
"Olha, o público é o público em geral e o nosso objetivo é difundir a piscicultura ornamental que mesmo em meio a um curso de Tecnologia em Aquicultura, pouca gente escuta falar a respeito de piscicultura ornamental... e difundir também a espécie, que é uma das mais simples de ser criada."
S.Z.L.: Qual a sua visão em relação ao status do aquarismo na nossa região?
"Olha, na nossa região o aquarismo, assim, por exemplo, quando vamos a uma loja de aquário vemos que está forte o comércio, entretanto fora das lojas não se enxerga o aquarismo. Poucas pessoas comentam. Até para encontrar produtores é difícil, são poucos."
S.Z.L.: Você acha que a I EXPOBETTA contribui com a estimulação do hobbie?
"Olha, acho que contribui sim, até porque é essa a nossa intenção, de tá explicando aqui para as pessoas como se cria peixe, mostrando para elas que não é difícil, não é uma coisa complicada você ter um peixe. Basta ter os devidos cuidados para que você possa ter seu peixinho ali por um determinado período. Além de que estamos tentando monstrar que o betta é o peixe mais simples, ou seja, para quem quer começar o aquarismo, em minha opinião, seria o peixe mais indicado, já que é pouco exigente!"
S.Z.L.: E sobre os animais que estão em exposição, quais são as variedades que estão em amostra e qual a procedência dos mesmos?
"Todos vieram a partir de uma mesma loja de aquarismo. Parte desses animais foram produzidos nesta loja, no ambiente deles e, outros foram adquiridos em Belém/PA e a procedência destes vindos de Belém a gente não sabe. E a outra parte, que são os que estão nos aquários, foi a gente que reproduziu em casa e trouxe para expor. As espécies que a gente tem são o Betta splendens comum, tem o betta cauda dupla, betta cauda de raio único, betta com cauda de raio duplo e betta com cauda de duplo raio duplo. Nós temos todas essas variedades, isso se tratando de formato de caudas, porque também se diferencia betta a partir do nome, por exemplo, betta albino, betta azul, betta vermelho."
S.Z.L.: Qual variedade está a venda e qual o valor vocês estão negociando?
Olha, os alevinos e juvenis a gente está vendendo de R$ 4,00 a R$ 5,00 reais, sendo o primeiro valor a fêmea e o segundo valor o macho, os adultos que nós estamos comercializando, que são os que estão no balcão, estão custando dez reais, completo com o pote e, na venda dos adultos a gente não está distinguindo machos de fêmeas, todos são o mesmo preço. Agora em questão de espécies que eu citei, nós temos peixe branco, peixe amarelo, peixe azul e quase todas as espécies que estão expostas nós temos um exemplar para vender."
S.Z.L.: Quais são os resultados esperados para este evento?
"Deste evento a gente espera perceber que o pessoal está começando a criar peixes, ou seja, está sendo difundida a piscicultura ornamental na região e a gente espera também que tenhamos um grande índice de visitas para ver que o pessoal está se interessando e que foi de grande ajuda nosso trabalho em relação a essa área da piscicultura ornamental."
S.Z.L.: A exposição tem perspectiva de se repetir e quem sabe se tornar uma tradição?
"Com certeza! A nossa intenção é ou para uma próxima SICAT fazer a II EXPOBETTA, ou então se possível e se der tudo certo, a gente pode apresentar na EXPOFAC de Castanhal/PA."
S.Z.L.: O que você, como um dos discentes organizadores da I EXPOBETTA tem a dizer às pessoas que ainda não são hobbistas?
"Olha, o que eu posso dizer a essas pessoas que ainda não tem esse hobbie de criar peixe é que é um hobbie interessante, porque você vai ter uma coisa que vai ornamentar a sua casa, que vai embelezar o seu ambiente, além de ser bem simples, por exemplo, se você vai criar um cachorro tem muito mais empecilho, você precisa de um espaço maior... Se for um gato é a mesma coisa e o peixinho não! Você apenas coloca ele dentro de um aquário, bastando apenas ter o cuidado de trocar a água, alimentar... e o peixinho vai tá ali sem fazer barulho e bagunça, no caso daqueles que não gostam né!"
S.Z.L.: Você tem algo a contribuir a mais com a entrevista?
"Bom, eu acho que o que eu poderia falar era tudo isso que já foi dito, mas também tenho a dizer a todos que irão ler futuramente essa entrevista que essa é uma das atividades que são rentáveis, apesar de estarmos falando mais para aqueles que gostam do hobbie... se você quer produzir para ganhar dinheiro, é uma atividade que vale a pena, pois dependendo do casal que você tenha, você pode conseguir o número de 100 indivíduos, para mais tarde quando adultos comercializar a preço de mercado, podendo tirar uma grana boa!"
Após esta breve conversa com um dos integrantes do grupo de alunos responsáveis pela I EXPOBETTA, a equipe Sob Zona Limnética procurou por um visitante durante a exposição que se voluntariasse a participar de uma pequena entrevista, a fim de expor a sua opinião sobre a exposição. Com as devidas permissões da entrevistada, segue abaixo a entrevista:
S.Z.L.: O que você achou desta iniciativa, a I EXPOBETTA?
É conhecimento, prática e teoria!Ótimo!"
S.Z.L.: Você já tinha algum conhecimento sobre o peixe betta?
"Não! E tanto é que eu tentei criar uma espécie de outro peixe ornamental na minha casa, que comprei na Praça da República e em um belo dia eu fui trocar essa água e quando cheguei do colégio o peixinho estava morto. Aí eu vim aqui já pesquisar, conversar, saber como é o procedimento para eu tentar novamente criar, mas agora da forma correta, com orientação!"
S.Z.L.: A partir desta exposição você se interessaria em adquirir um exemplar para ornamentar a sua residência?
"Sim! Com certeza! É lindo! É como se fosse um paraíso! E várias descobertas que eu fiz aqui agora, que eu não sabia, por exemplo, reprodução, como é o procedimento da reprodução... o macho, a fêmea... Poucas horas que eu estive aqui... Agora lógico que precisa ter um certo conhecimento! Porque ele num é um peixe que você encontra no rio, que se adapta em qualquer ambiente, tem que ter um certo cuidado e um certo conhecimento para lhe dar com ele."
No estado do Pará o aquarismo ainda é um hobbie pouco praticado, são poucas as pisciculturas ornamentais existentes e são poucos os números de hobbistas no estado, visto os 7.588.078 habitantes segundo o IBGE na coleta do
Censo 2010. No entanto, mesmo diante desta realidade o mercado ornamental sobrevive bem. Anualmente são realizadas exposições e encontros relacionados a peixes ornamentais, abordando diferentes temas. Entretanto, mesmo estes eventos ocorrendo, nota-se a importância de promovê-los com mais frequência, abrindo mais possibilidades para integrar e familiarizar cada vez mais as pessoas de todas as faixas etárias. A atividade é promissora e pode trazer renda tanto para pequenos produtores rurais, como para aqueles que reproduzem os animais por hobbie ou para os que visam uma produção maior.
A equipe S.Z.L. parabeniza a louvável iniciativa do grupo de graduandos em Tecnologia em Aquicultura, os professores, o Instituto Federal do Pará - campus Castanhal e colaboradores da I EXPOBETTA! Também parabenizamos todos que trabalharam para a existência da Semana de Integração em Ciência, Arte e Tecnologia - SICAT.
AGRADECIMENTOS:
Entrevistados:
Manuel Neto
Professora Norma (visitante)
Discentes organizadores da I EXPOBETTA:
Manuel Neto;
Jhessica Watanabe;
Glauce Oliveira;
Luciano Medeiros;
Camila Souza;
Clarisse Cunha.
A Equipe Sob Zona Limnética agradece a sua visita!
Quer acompanhar nossas atualizações? Assine nosso feed! Ao assinar nosso feed, você será notificado sempre que houver alguma novidade no blog. Divirta-se!
Quer acompanhar nossas atualizações? Assine nosso feed! Ao assinar nosso feed, você será notificado sempre que houver alguma novidade no blog. Divirta-se!
1 comment
I EXPOBETTA
I EXPOBETTA
Add your comment
Anônimo
Reply
quando haverá novo EXPOBETTA?
14 de abril de 2014 às 14:50
Seu comentário é muito importante! Porém serão publicados apenas os comentários que estiverem de acordo com os Termos de Uso do Blog.
Zona Limnética
Mergulhadores
Eu sou:
Divulgue a gente!!!
Postagens populares
-
Eutrofização consiste no aumento da concentração de nutrientes (principalmente o fosfato e o nitrogênio) no meio aquático, resultando na ele...
-
A criação de peixes, a piscicultura, consiste em uma das principais atividades aquícolas desenvolvidas atualmente. Nessa atividade é possíve...
-
Figura 1 : Barragem da Estação Experimental de Piscicultura de água doce - UFRA Barragens são estruturas de contenção de água, isto é, ba...
-
Nos peixes as escamas são estruturas imbricadas (lembra a conformação de um telhado) que reveste o corpo do animal, com exceção da cabeça. ...