Lista de Páginas Estáticas 2
Totalmente Imerso no Mundo da Aquicultura!
sexta-feira, janeiro 06, 2012
EUTROFIZAÇÃO ARTIFICIAL
Posted by Beatriz Miranda · 1 Comments in this post
Eutrofização consiste no aumento da concentração de nutrientes (principalmente o fosfato e o nitrogênio) no meio aquático, resultando na elevação da produtividade desse meio. Este processo pode se dar de forma natural ou artificial.
A eutrofização natural é resultante do aporte de nutrientes carreados pelas chuvas e águas superficiais. Por demandar longo prazo para se manifestar corresponde ao que poderia ser chamado de “envelhecimento natural”. Já a eutrofização artificial ocorre por meio de ação antrópica, podendo ser de várias origens, como esgotos domésticos, industriais e/ou de atividades agrícolas, entre outras, sendo este processo responsável pelo “envelhecimento precoce” de ambientes lacustres.
A eutrofização artificial é capaz de quebrar o equilíbrio entre a produção e a decomposição de matéria orgânica no ambiente aquático, o qual é conhecido como homeostasia, passando a produzir além de sua capacidade de consumo, desencadeando profundas mudanças no metabolismo do ecossistema.
A presença de altas concentrações de nutrientes resulta em um boom de organismos fitoplanctônicos, acompanhados de populações zooplanctônicas e nectônicas e consequentemente aumento da deposição de material orgânico ao fundo o que demanda grandes quantidades de oxigênio para sua decomposição, desencadeando novas reações consumidoras de oxigênio podendo estender o déficit desse gás até as camadas superiores.
O processo de eutrofização artificial influencia diretamente na dinâmica do ecossistema, uma vez que rompe o equilíbrio primordial para o bom funcionamento ecológico do meio e pode agravar-se ao ponto de tornar a água inaproveitável para algumas atividades. Contudo os impactos antrópicos imediatos podem ser mitigados com a adoção de medidas de tratamento dos efluentes, o que se faz indispensável já que o estágio final do processo em questão é praticamente irreversível.
REFERÊNCIA
ESTEVES, F. A. Eutrofização artificial. In: _____. Fundamentos de Limnologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciencia, 1998. p. 203 - 216.
A Equipe Sob Zona Limnética agradece a sua visita!
Quer acompanhar nossas atualizações? Assine nosso feed! Ao assinar nosso feed, você será notificado sempre que houver alguma novidade no blog. Divirta-se!
Quer acompanhar nossas atualizações? Assine nosso feed! Ao assinar nosso feed, você será notificado sempre que houver alguma novidade no blog. Divirta-se!
1 comment
EUTROFIZAÇÃO ARTIFICIAL
EUTROFIZAÇÃO ARTIFICIAL
Add your comment
Anônimo
Reply
DROOOOOOGA ESSE ASSUNTO, MAS VALEU AII! ;p ;*
7 de agosto de 2013 às 15:54
Seu comentário é muito importante! Porém serão publicados apenas os comentários que estiverem de acordo com os Termos de Uso do Blog.
Zona Limnética
Mergulhadores
Eu sou:
Divulgue a gente!!!
Postagens populares
-
Eutrofização consiste no aumento da concentração de nutrientes (principalmente o fosfato e o nitrogênio) no meio aquático, resultando na ele...
-
A criação de peixes, a piscicultura, consiste em uma das principais atividades aquícolas desenvolvidas atualmente. Nessa atividade é possíve...
-
Figura 1 : Barragem da Estação Experimental de Piscicultura de água doce - UFRA Barragens são estruturas de contenção de água, isto é, ba...
-
Nos peixes as escamas são estruturas imbricadas (lembra a conformação de um telhado) que reveste o corpo do animal, com exceção da cabeça. ...