Lista de Páginas Estáticas 2
Totalmente Imerso no Mundo da Aquicultura!
quarta-feira, abril 04, 2012
BARRAGENS DE TERRA
Posted by Beatriz Miranda · 0 Comments in this post
Figura 1: Barragem da Estação Experimental de Piscicultura de água doce - UFRA |
Barragens são estruturas de contenção de água, isto é, barreiras artificiais construídas em cursos d’água com o objetivo de reter ou armazenar grandes volumes de água para diversos usos, sendo um destes a aquicultura.
Existem tipos de barragens diferenciados os quais são adotados de acordo com a finalidade do barramento, podendo ser construídas com concreto ou terra. A construção de uma barragem requer planejamento que permita a escolha do melhor local para implantação e tipo de barragem mais adequado, de modo que esta escolha não prejudique outros locais barráveis do curso d’água.
Antes da construção é necessário observar e analisar alguns fatores, tais como, topografia do local, tipologia de solo, condições climáticas, disponibilidade de materiais para construção, informações hidrológicas, entre muitos outros.
As barragens são dotadas de várias estruturas construtivas, dentre as quais para barragens de pequeno porte destacam-se os seguintes elementos básicos. Fundação que consiste na porção de solo que receberá o peso da barragem; Base, superfície inferior da barragem; Maciço que se refere ao material de enchimento da estrutura; Taludes que são as superfícies inclinadas que delimitam a barragem lateralmente, podendo ser de montante, o qual terá contato com a água ou de jusante que não terá contato com a água barrada; e por fim a Crista que consiste na superfície superior da barragem. Essas estruturas podem ser observadas na figura 2.
Figura 2: Elementos básicos de uma barragem |
Em nossa região, para as atividades aquícolas, as barragens mais utilizadas são as de terra, pois apresentam custos de implantação mais baixos e o material para sua construção é mais acessível. Estas barragens podem ser adotadas desde que apresentem estabilidade e segurança, contendo as estruturas necessárias para evitar transbordamentos pela movimentação da água no reservatório e/ou durante os períodos de cheias (geralmente período chuvoso), e ainda meios de controle de percolação de água no maciço, devendo apresentar crista e talude de jusante protegidos de erosão provocada por chuva e vento.
REFERÊNCIA
HEIDEMANN, M. A. Introdução ao estudo de barragens. Apostila da disciplina de Barragens. IFPA – Canpus Castanhal, 2010.
A Equipe Sob Zona Limnética agradece a sua visita!
Quer acompanhar nossas atualizações? Assine nosso feed! Ao assinar nosso feed, você será notificado sempre que houver alguma novidade no blog. Divirta-se!
Quer acompanhar nossas atualizações? Assine nosso feed! Ao assinar nosso feed, você será notificado sempre que houver alguma novidade no blog. Divirta-se!
Nenhum comentário ainda
BARRAGENS DE TERRA
BARRAGENS DE TERRA
Seu comentário é muito importante! Porém serão publicados apenas os comentários que estiverem de acordo com os Termos de Uso do Blog.
Zona Limnética
Mergulhadores
Eu sou:
Divulgue a gente!!!
Postagens populares
-
Eutrofização consiste no aumento da concentração de nutrientes (principalmente o fosfato e o nitrogênio) no meio aquático, resultando na ele...
-
A criação de peixes, a piscicultura, consiste em uma das principais atividades aquícolas desenvolvidas atualmente. Nessa atividade é possíve...
-
Figura 1 : Barragem da Estação Experimental de Piscicultura de água doce - UFRA Barragens são estruturas de contenção de água, isto é, ba...
-
Nos peixes as escamas são estruturas imbricadas (lembra a conformação de um telhado) que reveste o corpo do animal, com exceção da cabeça. ...
Adicione seu comentário abaixo