Lista de Páginas Estáticas 2
Totalmente Imerso no Mundo da Aquicultura!
segunda-feira, janeiro 16, 2012
Classificação das Águas Continentais
Posted by Thamyres Vanessa · 2 Comments in this post
Para iniciarmos a classificação, antes de tudo é fundamental sabermos o que são águas continentais. Se você já sabe, meus parabéns! Se você não sabe, não se preocupe! Ao terminar de ler esta postagem, você estará bem informado sobre o assunto.
Águas continentais são todas aquelas que percorrem ou que estão acumuladas na superfície da Terra. Como exemplo de águas continentais temos rios, lagos, lagoas e lagunas.
Você sabe definir o que é um rio? Um lago? Uma Lagoa ou uma laguna?
Vamos então as definições:
- Rio: curso natural de água que desemboca no mar, em lagos ou em outros rios.
- Lago: é um corpo de água sem comunicação direta com o mar e, por isso é considerado corpo de água interior. Seu abastecimento pode ser proveniente de chuvas, nascentes próximas e rios.
- Lagoa: pode ser doce, salobra ou salgada. Geralmente é rasa e isso possibilita que a radiação solar atinja o sedimento, provocando o aumento excessivo de macrófitas aquáticas em toda a sua extensão.
- Laguna: assim como a lagoa, a laguna pode ser doce, salobra ou salgada. Mas diferentemente da lagoa e do lago, a laguna possui comunicação direta com o mar.
Enfim vamos ao que realmente nos interessa: a Classificação das Águas Continentais.
As Águas Continentais são classificadas em ambientes, sendo eles apenas 2 (dois):
- Ambientes Lênticos: em uma linguagem popular são aqueles que não possuem correnteza, não possuem fluxo contínuo. Temos como exemplo: lagos, lagoas, brejo ou pântano.
- Ambientes Lóticos: são águas que possuem fluxo contínuo, isto é, possuem correnteza. Temos como exemplo: rios e nascentes.
Talvez você tenha percebido ao decorrer do texto a facilidade de compreender a Classificação das Águas continentais. E por ser tão fácil, muitos não lhe dão a devida importância. Mas seja experto! Ter conhecimento sobre o que são águas continentais e como são classificadas é fundamental para o entendimento de outros assuntos, como por exemplo, as principais características de um ambiente aquático.
A Equipe Sob Zona Limnética agradece a sua visita!
Quer acompanhar nossas atualizações? Assine nosso feed! Ao assinar nosso feed, você será notificado sempre que houver alguma novidade no blog. Divirta-se!
Quer acompanhar nossas atualizações? Assine nosso feed! Ao assinar nosso feed, você será notificado sempre que houver alguma novidade no blog. Divirta-se!
2 comments
Classificação das Águas Continentais
Classificação das Águas Continentais
Add your comment
Unknown
Reply
Muito obrigado !!! Vocês me ajudaram na minha pesquisa continuem assim !!!
10 de julho de 2012 às 15:48
Thamyres Vanessa
Reply
Não precisa agradecer Ana Luiza! Nós do Sob Zona Limnética é que ficamos felizes em receber feedback positivo dos nossos leitores! Ficamos satisfeitos em saber que contribuímos para a sua pesquisa! A equipe SZL agradece!
12 de julho de 2012 às 21:58
Seu comentário é muito importante! Porém serão publicados apenas os comentários que estiverem de acordo com os Termos de Uso do Blog.
Zona Limnética
Mergulhadores
Eu sou:
Divulgue a gente!!!
Postagens populares
-
Eutrofização consiste no aumento da concentração de nutrientes (principalmente o fosfato e o nitrogênio) no meio aquático, resultando na ele...
-
A criação de peixes, a piscicultura, consiste em uma das principais atividades aquícolas desenvolvidas atualmente. Nessa atividade é possíve...
-
Figura 1 : Barragem da Estação Experimental de Piscicultura de água doce - UFRA Barragens são estruturas de contenção de água, isto é, ba...
-
Nos peixes as escamas são estruturas imbricadas (lembra a conformação de um telhado) que reveste o corpo do animal, com exceção da cabeça. ...