Lista de Páginas Estáticas 2
Totalmente Imerso no Mundo da Aquicultura!
sexta-feira, dezembro 23, 2011
Vitaminas e Nutrição de Peixes
Posted by Thamyres Vanessa · 0 Comments in this post
Por Beatriz Miranda |
As vitaminas são moléculas orgânicas que funcionam como coenzimas em certas reações metabólicas, como por exemplo, nos processos metabólicos celulares, onde realiza funções específicas, como a função catalítica. De maneira direta, função catalítica seria o processo de aceleração de uma reação química. Alguns autores afirmam que as enzimas catalisadoras (moléculas orgânicas), apenas facilitam as reações químicas, daí então o termo catalisador.
Mas voltando o foco para as vitaminas, em geral, 15 são consideradas importantes para os peixes, dentre elas estão as hidrossolúveis e as lipossolúveis. Entre elas estão a Tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, piridoxina, biotina, ácido fólico, cianocobalamina, inositol (C6H12O6) e as vitaminas A, D, E, K.
As quinze vitaminas não são regras para todas as espécies de peixes, pois as exigências variam de acordo com o metabolismo, tamanho, peso, idade, maturação sexual, tempo de crescimento e da combinação de nutrientes que é oferecida na ração. Ainda convém lembrar que algumas espécies de peixes sintetizam alguns tipos de vitaminas e outras não.
- Adicionar vitaminas em maior quantidade a ração é prejudicial?
Por Thamyres Silva |
Sim, sem vias das dúvidas! É totalmente prejudicial. Caso uma ou mais vitaminas sejam adicionadas em excesso à ração, principalmente as lipossolúveis, o peixe que a consumir ingressará em um quadro de hipervitaminose.
- E o que é hipervitaminose?
Hipervitaminose é um estado tóxico provocada pela grande quantidade de vitaminas lipossolúveis ingeridas. Como o organismo do peixe tem dificuldade em excretá-las, elas iram se acumular no fígado do animal, causando complicações como, por exemplo, a intoxicação.
Assim como o excesso, a insuficiência também causa problemas. Geralmente a carência de vitaminas pode ser detectada observando as seguintes características. No entanto não são sintomas exclusivos da deficiência de vitaminas, já que outros fatores podem acarretar esses indícios:
- Anorexia;
- Falta de apetite;
- Ractismo;
- Mortalidade elevada;
- Descoloração;
- Vulnerabilidade à infecções bacterianas ;
- Hemorragias;
- Escoliose e lordose.
Identificar se o peixe está hipervitaminado ainda é uma tarefa difícil, isto porque as vitaminas hidrossolúveis não são facilmente armazenadas pelo organismo do animal. Todavia, as lipossolúveis, ao contrário das hidrossolúveis, se acumulam junto às reservas gordurosas, dificultando a identificação do real quadro clínico do peixe.
A Equipe Sob Zona Limnética agradece a sua visita!
Quer acompanhar nossas atualizações? Assine nosso feed! Ao assinar nosso feed, você será notificado sempre que houver alguma novidade no blog. Divirta-se!
Quer acompanhar nossas atualizações? Assine nosso feed! Ao assinar nosso feed, você será notificado sempre que houver alguma novidade no blog. Divirta-se!
Nenhum comentário ainda
Vitaminas e Nutrição de Peixes
Vitaminas e Nutrição de Peixes
Seu comentário é muito importante! Porém serão publicados apenas os comentários que estiverem de acordo com os Termos de Uso do Blog.
Zona Limnética
Mergulhadores
Eu sou:
Divulgue a gente!!!
Postagens populares
-
Eutrofização consiste no aumento da concentração de nutrientes (principalmente o fosfato e o nitrogênio) no meio aquático, resultando na ele...
-
A criação de peixes, a piscicultura, consiste em uma das principais atividades aquícolas desenvolvidas atualmente. Nessa atividade é possíve...
-
Figura 1 : Barragem da Estação Experimental de Piscicultura de água doce - UFRA Barragens são estruturas de contenção de água, isto é, ba...
-
Nos peixes as escamas são estruturas imbricadas (lembra a conformação de um telhado) que reveste o corpo do animal, com exceção da cabeça. ...
Adicione seu comentário abaixo